06 NOV 2023
Curso ‘Bombeiro na Escola’ é ministrado em duas Emefs de Vera Cruz

Em Vera Cruz, o curso ‘Bombeiro na Escola’ foi finalizado, após dois encontros, para os alunos do 4º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Profº Antonio Andrade Guimarães e EMEF Profª Natalina Geib Devito. A iniciativa promoveu a conscientização sobre a importância da segurança e dos cuidados a serem adotados em situações de emergência.

O Soldado Valim, responsável pelo curso, apresentou aos alunos alguns dos equipamentos utilizados pelos bombeiros em operações de resgate de incêndios e afogamentos. Além disso, orientou sobre medidas preventivas para evitar acidentes domésticos, tais como queimaduras com ferro de passar, forno, panelas no fogão, e forneceu informações sobre como agir em caso de queimaduras.

Também foram abordados temas como os riscos associados a pipas com cortantes, remoção segura de pipas presas em fios elétricos, cuidados com o gás de cozinha, manuseio de produtos de limpeza e procedimentos em casos de picadas de cobra e escorpião, entre outros.

Durante as aulas, o Soldado Valim também esclareceu a diferença entre os serviços da Polícia Militar e dos Bombeiros, fornecendo os números de telefone de emergência para ambos (Polícia 190; Bombeiro 193), enfatizando a importância de não realizar trotes para esses profissionais, para evitar desperdício de recursos e garantir que as linhas de emergência estejam sempre disponíveis para quem realmente precisa.

A conclusão do curso ‘Bombeiro na Escola’ foi possível graças à parceria entre as escolas participantes e o Corpo de Bombeiros, reforçando a importância da educação e da prevenção na comunidade.

Fonte: Marília Notícia - https://marilianoticia.com.br/curso-bombeiro-na-escola-e-ministrado-em-duas-emefs-de-vera-cruz/