A Diretoria de Educação promoveu nesta segunda-feira (19) uma formação crucial para o aprimoramento do corpo docente e gestores das Escolas Municipais Totó e Belinha. O foco da iniciativa foi aprofundar o entendimento sobre Inteligência Emocional e sua aplicação no ambiente educacional.
A atividade, realizada via videoconferência nas dependências da EMEF Antônio Andrade Guimarães "ToTó", contou com a participação ativa dos profissionais da educação, conduzida pelas especialistas Edilene Aveledo e Ana Carolina da editora Eureka. O objetivo primordial foi capacitar os participantes a lidarem de forma eficaz com as emoções no contexto escolar, reconhecendo sua importância no processo de aprendizagem infantil.
Para Bianca Otreira, Diretora da Educação, o desenvolvimento emocional das crianças é um aspecto crucial que permeia não apenas o aspecto cognitivo, mas também o físico e o social. "Nossas formações visam proporcionar aos professores e gestores as ferramentas necessárias para promover o pleno desenvolvimento afetivo dos alunos. Isso inclui habilidades como lidar com conflitos, desenvolver tolerância, fortalecer a autoestima, praticar o autocuidado, cultivar a empatia, a resiliência, a consciência coletiva e a autonomia", destacou Otreira.
A iniciativa visa não apenas enriquecer o repertório profissional dos educadores, mas também garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde os alunos se sintam emocionalmente amparados e preparados para enfrentar os desafios que se apresentam ao longo de sua jornada educacional.