13 JUL 2023
Vera Cruz é destaque na saúde bucal da população
Projeto envolve desde bebês, estudantes, gestantes e será ampliado
O fato da cidade de Vera Cruz ter sido classificada entre as cinco melhores do país no quesito saúde (de acordo com a revista Isto É), é devido ao trabalho sério que vem sendo realizado pela administração do prefeito Rodolfo Davoli que envolve equipes em todas as áreas.
Uma delas é a saúde bucal que atende desde gestantes, bebês até estudantes das escolas, além do trabalho de atendimento à população nas unidades de saúde do município.
Para este segundo semestre, está sendo ampliado com a implantação do programa "Odontologia Domiciliar" que visa justamente proporcionar mais qualidade de vida a população, envolvendo um trabalho preventivo, de orientação e encaminhamento dos casos que forem necessários.
"É um trabalho muito profissional e dedicado de toda a nossa equipe da Diretoria Municipal de Saúde e Higiene, liderada pela titular da pasta, Adriana Ramires Silva", afirmou o prefeito Davoli, ao receber um balanço das atividades relacionadas à saúde bucal.

Como o trabalho é realizado
O atendimento na área da saúde bucal em Vera Cruz envolve programas como Saúde na Escola, Bebê Dente e acompanhamento das gestantes.
No primeiro caso, as equipes percorrem as escolas quatro vezes por semana, realizando exame clínico e de orientação aos alunos sobre a importância da escovação (é feita na unidade inclusive com aplicação de fluor), como forma de prevenir cáries e outras doenças da boca. Se for necessário, o aluno é encaminhado ao atendimento odontológico.
Com relação ao programa Bebê Dente, é feita uma avaliação na faixa etária que envolve dos três meses a até 3 anos e 11 meses, inclusive com orientação às mães sobre as ações de saúde bucal, incluindo o uso de chupetas e mamadeira.
As gestantes também recebem uma atenção especial que é realizado toda terça-feira, com agendamento no mesmo dia em que é realizado o pré-natal, como forma de evitar dois deslocamentos.
Elas recebem atendimento preventivo contra doenças e encaminhamento para tratamento odontológico caso seja necessário.
Com relação ao programa "Odontologia Domiciliar", em breve teremos mais novidades sobre a sua implantação e que visa justamente ampliar ainda mais o atendimento

Fonte: Visão Notícias - https://www.visaonoticias.com/noticia/54820/vera-cruz-e-destaque-na-saude-bucal-da-populacao