18 ABR 2024
Programa de Tabagismo da Prefeitura de Vera Cruz recebe pacientes para segundo encontro
Objetivo é auxiliar fumantes a abandonar o hábito do tabaco e melhorar qualidade de vida da comunidade

Na manhã desta quinta-feira, dia 18, a Prefeitura de Vera Cruz deu continuidade ao seu compromisso com a saúde da comunidade, promovendo o segundo encontro do grupo de tabagismo nas dependências da Vigilância Sanitária. Sob a liderança da Dra. Patrícia de Oliveira Ottoboni Chiozini, médica responsável pelo programa, a iniciativa visa proporcionar apoio especializado aos fumantes que desejam abandonar o tabaco e, consequentemente, reduzir os riscos associados ao tabagismo, como problemas respiratórios, câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.

O programa, que conta com a participação de diversos profissionais de saúde, incluindo psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, dentistas e médicos, oferece um ambiente acolhedor e educativo para os participantes. Durante o encontro, foram distribuídos kits com recursos úteis para auxiliar na superação das fissuras e no processo de cessação do tabagismo, incluindo gomas, adesivos e medicação.

No primeiro encontro, realizado anteriormente, os pacientes demonstraram grande entusiasmo em compartilhar suas experiências e aprender sobre os mecanismos da dependência do tabaco. Agora, no segundo encontro, a equipe se mostrou ainda mais motivada com a adesão e o interesse dos participantes em melhorar sua qualidade de vida.

"A equipe está muito feliz pelo início do programa e pela resposta positiva dos pacientes. É gratificante poder contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida da nossa comunidade", expressou a Dra. Patrícia de Oliveira Ottoboni Chiozini.

A recepção aos pacientes foi marcada por um café da manhã na sala de reuniões da Vigilância Sanitária, proporcionando um momento de integração e incentivo para o desenvolvimento do grupo.

O programa de tabagismo da Prefeitura de Vera Cruz está aberto a todos que desejam dar o primeiro passo em direção a uma vida livre do tabaco. Para participar, basta procurar a unidade de saúde à qual você pertence e se inscrever. Não importa em que estágio você esteja no processo de abandono do tabaco, nossa equipe multidisciplinar está a disposição para oferecer o suporte necessário em cada etapa do caminho. Juntos, podemos construir uma comunidade mais saudável e consciente dos riscos do tabagismo para a saúde. Venha fazer parte desta jornada rumo ao bem-estar e à qualidade de vida!