29 FEV 2024
Prefeitura de Vera Cruz convoca comunidade para o "Dia D" de combate à dengue: Ação Nacional mobiliza esforços contra a proliferação do mosquito transmissor
O Ponto de partida será na Cooperativa, localizada na rua Paulo Guerreiro Franco, a partir das 8h da manhã. marca o início da iniciativa que visa conscientizar sobre a importância das vistorias nos quintais para prevenir a epidemia

Amanhã, dia 1º de março, a Prefeitura de Vera Cruz promoverá uma mobilização de combate à dengue, unindo esforços com ações nacionais em todo o país. O ponto de partida será na Cooperativa, localizada na rua Paulo Guerreiro Franco, a partir das 8h da manhã. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para a realização de vistorias em seus quintais, visando eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Com aproximadamente 4.201 mil imóveis em Vera Cruz, a batalha diária contra a dengue é enfrentada por Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. Por isso, a participação ativa da população é essencial neste momento. Abrir as portas para os agentes de saúde e permitir a verificação dos quintais é uma ação fundamental para prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença.

"A arma mais mortal pode estar no seu quintal, elimine água parada, a dengue mata", ressalta a Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Embora nos últimos anos não tenham sido registrados casos isolados dos sorotipos DENV3 e DENV4 em Vera Cruz, esses sorotipos circulam em outras regiões do Estado de São Paulo. A introdução desses sorotipos na comunidade representaria um alto risco de epidemia, devido ao grande número de suscetíveis, podendo resultar em um aumento significativo de casos graves.

A Administração municipal reforça seu compromisso com a saúde pública e destaca que o combate à dengue é responsabilidade de todos. Portanto, a participação ativa da comunidade é fundamental para evitar uma possível epidemia da doença. Junte-se a nós neste importante Dia D de combate à dengue e faça a sua parte para proteger a saúde de todos os moradores de Vera Cruz.