05 ABR 2022
Descarte as pilhas e baterias usadas

DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS

A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.
Além disso, a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), sancionada em 2010, estabelece o incentivo à chamada logística reversa, que constitui em incentivos para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos à empresas fabricantes, além da participação de cooperativas ou ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis.

Conscientização
O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, - o que significa que ele não se decompõe - pode contaminar o solo.
Algumas práticas podem ajudar a aumentar a vida útil das pilhas. Uma delas é nunca guardá-las em locais expostos ao calor e à umidade. Isso evita o vazamento de seu conteúdo. Além disso, é preferível a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, pois têm maior durabilidade. É importante também retirar as pilhas do equipamento se ele for permanecer muito tempo sem uso.

Pensando nas dificuldades dos consumidores em descartar corretamente esse material. Disponibilizamos um ponto de coleta, no Centro Administrativo, na Rua Dra Cecília Rangel Janini, 03. De segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00.
Separe e traga sua pilha ou baterias até o nosso ponto de coleta. Faça a sua parte, entre nessa causa conosco.

FONTE: Como fazer o descarte correto de pilhas e baterias usadas?