Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento do Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria de Promoção Social, através do CRAS, promoveu uma série de atividades educativas e de conscientização ambiental entre os dias 8 e 11 de junho.
A programação teve como objetivo incentivar práticas sustentáveis, ampliar o conhecimento da população sobre preservação ambiental e fortalecer o vínculo da comunidade com as questões relacionadas ao meio ambiente.
As ações foram conduzidas por Caique Cescon, Coordenador de Desenvolvimento do Meio Ambiente, José Aparecido Francisco, Coordenador de Desenvolvimento Agrícola, e Lays Mariana Tiburcio Ponce, estagiária da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrícola e do Meio Ambiente.
Para os usuários do CRAS, foram realizadas palestras sobre cultivo e plantio de hortaliças, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre produção de alimentos, sustentabilidade e aproveitamento dos espaços domésticos para a agricultura familiar.
Já as crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Vida Nova participaram de atividades educativas por meio da exibição de filmes com temática ambiental, despertando a reflexão sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do cuidado com o planeta.
Como parte das ações do Junho Verde, a Coordenadoria de Desenvolvimento do Meio Ambiente também realizou o plantio de citronelas no pomar localizado em frente ao cemitério municipal. Além de contribuir para a arborização e valorização do espaço, a iniciativa auxilia naturalmente no controle de insetos e reforça o compromisso da administração com a sustentabilidade urbana.
Encerrando a programação, participantes das oficinas do CRAS realizaram uma visita técnica à ETEC Paulo Guerreiro Franco. Durante a atividade, conheceram as plantações de hortaliças e puderam compreender na prática o funcionamento dos sistemas de cultivo e produção agrícola.
As visitantes foram recepcionadas pelo diretor Márcio e pelo professor Sérgio, que compartilharam conhecimentos, experiências e informações sobre os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.
As ações desenvolvidas durante o Junho Verde proporcionaram importantes momentos de aprendizagem, integração e conscientização ambiental. A programação segue ao longo do mês com iniciativas voltadas à preservação dos recursos naturais e ao fortalecimento da educação ambiental, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Vera Cruz com a construção de uma comunidade cada vez mais consciente, participativa e comprometida com o desenvolvimento sustentável.









