A Prefeitura de Vera Cruz deu início, nesta sexta-feira (31 de outubro), às ações públicas do Centro de Educação Ambiental, desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento do Meio Ambiente e com apoio do Setor de Desenvolvimento Agrícola. As atividades reforçam o compromisso municipal com a sustentabilidade, a preservação da biodiversidade e a promoção da qualidade de vida.
A primeira ação oficial foi a Mostra de Cinema SEMIL – ECOFALANTE, que alcançou um público total de 117 participantes nas sessões realizadas. Com a exibição dos filmes “Kigalinha” e “Parceiros da Floresta”, a proposta promoveu sensibilização, reflexão crítica e debate sobre mudanças climáticas, economia sustentável e biodiversidade.
A ação contou com a participação e parceria das seguintes instituições de ensino:
Escola Estadual Castro Alves – representada pelo Diretor André Luiz Siqueira da Silva, Coordenadora Elaine Massolin Leite e professor Rodrigo Vieira Lopes;
Escola Estadual Professora Dirce Belluzzo de Campos – com agradecimentos ao Diretor Osmar Palmieri, Coordenadores/Professores Alexandre Ricardo Duca de Farias, Márcia Cristina Tosin, Frederico Augusto Ferreira, Ione Bianco Bolonhesi, Maria Garcia e Egle Fornazari.
As atividades estão alinhadas aos objetivos globais de sustentabilidade, reforçando o compromisso de Vera Cruz com a formação de cidadãos conscientes, participativos e responsáveis pelo futuro do território.
Plantio de mudas: “Pomar – Viva Legal” e “Plantando Lembranças”. No período da tarde, foi realizada uma ação prática e simbólica de impacto ambiental e social, realizada em parceria com a Coordenadoria de Meio Ambiente, Coordenadoria Agrícola, a Diretoria de Promoção Social e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.  Contando com a participação da Diretora de Promoção Social Rosângela Cecília Chaves, a Coordenadora do CRAS Tamiris Alessandra dos Santos Tinetti e a Assistente Social Milene Pereira da Costa, reforçando a integração entre políticas ambientais e sociais do município.
Foram plantadas 23 mudas de árvores frutíferas no âmbito do programa “Pomar – Viva Legal”, em área de fácil acesso à população, criando um espaço comunitário voltado à convivência, educação ambiental e futura produção de alimentos. Simultaneamente, por meio do Projeto “Plantando Lembranças”, foram plantadas 04 mudas de árvores nativas ao redor do cemitério municipal, em homenagem às vítimas da COVID-19. A ação uniu preservação ambiental, memória e respeito, reafirmando o cuidado com a vida, o território e a história do município.
O Coordenador de Meio Ambiente, Caique Cescon, destacou:
“Nosso objetivo é plantar árvores para tornar nossa cidade mais verde e agradável, melhorando a qualidade do ar e valorizando a natureza. Queremos criar um espaço de convivência, onde as pessoas possam desfrutar da sombra, do contato com o meio ambiente e até saborear uma fruta direto do pé.” 
Com essas ações, Vera Cruz demonstra seu empenho em integrar a educação, a cultura e a prática ambiental, investindo na melhoria da qualidade de vida da população por meio de um futuro mais verde e sustentável.