A Diretoria de Higiene e Saúde de Vera Cruz promoveu, na última quinta-feira (27), uma ação especial de prevenção ao câncer de colo do útero, encerrando o mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher com resultados expressivos: 32 coletas espontâneas de exames de Papanicolau e 14 agendamentos de mamografia.
O enfermeiro Leonardo Mofato Morelli, da Unidade Básica de Saúde, destaca que a Atenção Básica tem caráter preventivo, reforçando a importância desses exames na rotina da saúde da mulher. “As UBS e os PSF’s realizam o Papanicolau regularmente, abordando também a saúde das mamas, com orientações sobre o autoexame e a solicitação de mamografias. Além disso, durante as consultas médicas de rotina, as doutoras avaliam a necessidade desse exame”, explica.
Mesmo diante do aumento da demanda nos serviços de saúde devido à alta nos casos de dengue, a Prefeitura segue comprometida em garantir o acesso aos exames preventivos. Após a realização do Papanicolau, as lâminas são devidamente cadastradas no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) e enviadas ao laboratório do Hospital das Clínicas, com prazo médio de 15 a 20 dias para análise. Em caso de alterações, a paciente é encaminhada para atendimento médico especializado; já os resultados normais são comunicados pelos agentes comunitários de saúde.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal em promover qualidade de vida e bem-estar para as mulheres vera-cruzenses, incentivando o cuidado contínuo e a prevenção.