A Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Diretoria de Saúde e Higiene, inicia nesta quarta-feira (2) a aplicação do fumacê, um método de nebulização veicular para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A ação ocorre pela primeira vez no município e faz parte do conjunto de medidas adotadas para intensificar o enfrentamento à doença.
O fumacê consiste na aplicação de inseticidas dissipados no ar para atingir o mosquito já adulto. De acordo com a diretora de Saúde, Adriana Ramires, a medida é mais um reforço na estratégia de controle do vetor, mas não substitui as ações preventivas, como a eliminação de criadouros.
O Ministério da Saúde assegura que todos os inseticidas utilizados na ação possuem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo considerados seguros para a população.
Quarta-feira (02/04)
Centro (pra baixo da linha)
Cid Pimentel
Jardins Bela Vista
Aeroporto I e II
Residencial Eduardo Dias Calvo
Quinta-feira (03/04)
Centro (pra cima da linha)
Lorenzetti
CECAP
Tancredo Neves
Cruzeiro do Sul
A Diretoria de Saúde alerta que fatores climáticos podem alterar o cronograma. Em caso de chuva ou ventos fortes, a aplicação poderá ser reprogramada.
A Prefeitura esclarece que a população não precisa sair de casa durante a aplicação do fumacê, apenas manter portas e janelas abertas para que o inseticida tenha maior eficácia. Além disso, é fundamental que todos continuem colaborando no combate à dengue, eliminando recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.
A intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti ocorre em um momento de alerta, pois os casos da doença seguem em alta no município. De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 4, os números atualizados da dengue em Vera Cruz são:
Situação atual:
Casos notificados: 812
Casos suspeitos: 275
Casos negativos: 177
Casos positivos: 360
Óbitos em investigação: 2
Óbitos confirmados: 0
Diante desse cenário, a Prefeitura reforça o pedido para que todos redobrem os cuidados, eliminando possíveis criadouros do mosquito e adotando medidas preventivas para evitar novas infecções. A luta contra a dengue é um compromisso coletivo!