24 ABR 2024
Prefeitura de Vera Cruz Eleva Padrões com Alimentação Balanceada e Projeto Nutricional Inovador
Foto Noticia Principal Grande
Nutricionistas, Carla Bianca, Matheus Ribeiro e Estagiaria de Nutrição, Laraielle Eduarda
Cozinha Piloto Investe em Alimentação Saudável e Projeto NutriKids para Combater Sobrepeso Infantil

Na busca por garantir uma educação integral, a Rede Municipal de Ensino de Vera Cruz estabelece um novo padrão de cuidado com a saúde e bem-estar dos alunos, oferecendo não apenas educação de qualidade, mas também uma alimentação balanceada e acompanhamento nutricional inédito. Com uma equipe dedicada de colaboradores e nutricionistas, cerca de 1.800 crianças, provenientes das Escolas Municipais, Estaduais e até mesmo da Escola Agrícola, são beneficiadas diariamente pela iniciativa da Prefeitura de Vera Cruz através da Cozinha Piloto.

O foco principal está na promoção de uma alimentação saudável, priorizando alimentos não industrializados e diversificados, proporcionando às crianças uma experiência gastronômica que vai além do convencional. "Tentamos inserir uma diversidade no cardápio das nossas crianças, principalmente as do ensino infantil, pois é mais trabalhoso colocar diversidade no paladar deles, mas sempre atentos às necessidades específicas, como alergias e intolerâncias alimentares", destaca o nutricionista Matheus Ribeiro responsável pela Cozinha Piloto.

Na cozinha piloto, as frituras são substituídas por opções assadas, saladas, legumes e frutas, incentivando hábitos alimentares saudáveis desde cedo. O cuidado com a alimentação vai além do período escolar, estendendo-se ao café da manhã e jantinha oferecido especialmente para as crianças do período integral do ensino infantil, garantindo que todos os alunos tenham acesso a refeições nutritivas.

Além da oferta de uma alimentação de qualidade, a Rede Municipal de Ensino de Vera Cruz está lançando um projeto inovador denominado "NutriKids: Rumo ao Equilíbrio Saudável". Este programa visa não só a orientação nutricional das crianças, mas também o envolvimento dos pais e responsáveis na promoção de hábitos saudáveis em casa. "Já fizemos a pesagem das crianças por sala, nesse novo programa em conjunto com a administração municipal que é "NutriKids" voltado ao equilíbrio saudável, esperamos ajudar os pais e responsáveis nessa importante ação rumo à alimentação saudável das nossas crianças", afirma Carla Bianca, que além de Nutricionista é supervisora da cozinha piloto.

Em um cenário onde a preocupação com a saúde infantil é crescente, o programa NutriKids se destaca como uma resposta eficaz, promovendo hábitos alimentares saudáveis desde cedo e contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e saudável.