O futuro não começa depois da escola. Ele começa nas escolhas que fazemos antes dela terminar.
Com o objetivo de aproximar os jovens das oportunidades, do conhecimento e das decisões que podem transformar suas trajetórias, a Administração Municipal de Vera Cruz, por meio da Diretoria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, promoverá no próximo dia 10 de junho a 1ª Feira Jovem de Vera Cruz, no Ginásio Municipal Wilson Peloso.
A iniciativa foi criada para conectar estudantes, profissionais, instituições de ensino e lideranças em um ambiente de aprendizado, troca de experiências e inspiração. Em um cenário marcado pelas constantes transformações tecnológicas e pelas novas exigências do mercado de trabalho, a Feira Jovem surge como uma oportunidade para ampliar horizontes, despertar vocações e ajudar os participantes a construírem caminhos mais conscientes para o futuro.
A programação terá início às 14h com a abertura dos stands das instituições participantes. Os visitantes poderão conhecer cursos, áreas de atuação, formas de ingresso e oportunidades oferecidas pela UNESP, UNIMAR, UNIVEM, FAIP, FATEC, SENAC, ETEC PAULO GUERREIRO FRANCO e UNIVESP. Às 14h30, ocorrerá a recepção dos estudantes das escolas estaduais Dirce Beluzzo e Castro Alves e, às 14h40, terá início o ciclo de palestras.
Entre os convidados está Georgia Trecenti, gerente-geral da Sicoob Cocred em Vera Cruz, que abordará o tema Educação Financeira. A diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação de Vera Cruz, Rafaela Santos, publicitária e pós-graduada em Marketing Político, apresentará a palestra “IA Não é o Fim: É a Oportunidade de Ir Mais Longe em Menos Tempo”, mostrando como a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta de aprendizado, produtividade e crescimento profissional.
O vice-prefeito Gabriel Santana, educador graduado em Filosofia, Pedagogia e Geografia, conduzirá a palestra “Desaprender para Evoluir”, propondo reflexões sobre adaptação e desenvolvimento pessoal. Débora Ottoboni, diretora da APP Regional Marília e coordenadora dos cursos de Publicidade e Design Gráfico da Unimar, apresentará o tema “E Depois da Escola? ENEM, Vestibular e Bolsas de Estudo: Por Onde Começar?”, trazendo orientações para os jovens que estão planejando ingressar no ensino superior.
A programação contará ainda com André Siqueira, educador e gestor escolar da Escola Castro Alves, que falará sobre “O Conflito Inerente à Vida Humana”, e com o professor Renato Moraes, da Escola Dirce Beluzzo, que encerrará as apresentações com uma análise histórica e social sobre o comportamento dos jovens na atualidade e seu papel na transformação da sociedade.
A partir das 15h40, o evento seguirá com momentos de interação, networking, música ambiente e visitação livre aos stands até às 19h. Mais do que uma feira, a iniciativa busca fortalecer o protagonismo juvenil, ampliar o acesso à informação e mostrar que o futuro pode começar com uma escolha, uma conversa ou uma oportunidade descoberta hoje.









