15 ABR 2024
Dia D de Vacinação Contra a Gripe em Vera Cruz: Campanha Prioritária ocorreu no último sábado (13)
Objetivo é evitar o aumento de casos e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza, destacando a importância da imunização nos grupos de risco.

No último sábado (13), a cidade de Vera Cruz testemunhou uma mobilização significativa na luta contra a gripe, com a realização do Dia D de vacinação. A ação, voltada para os grupos prioritários, ocorreu na UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE Dr. Antônio Alberto Macuco Janini, funcionando das 8h às 17h.

Destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, bem como indivíduos com deficiência permanente, a vacinação teve como objetivo principal conter o avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada, iniciando já no dia 25 de março, com a intenção clara de prevenir o aumento de casos e óbitos decorrentes da doença, especialmente considerando a maior incidência do vírus nesta época do ano.

Para aqueles que por algum motivo não puderam comparecer no Dia D, a orientação é clara: procurar o posto de saúde ao qual pertence e garantir a imunização. A Diretoria de Saúde reforça a importância de se manter em dia com a vacinação, recomendando especialmente a ida na parte da tarde para evitar aglomerações.

A vacina contra a gripe é uma ferramenta crucial na proteção da saúde pública, e a participação ativa da comunidade é essencial para garantir que os grupos de risco estejam devidamente protegidos contra os impactos potencialmente graves da doença.