29 MAI 2024
Vera Cruz se prepara para celebrar Corpus Christi com tapetes artesanais nesta quinta-feira (30)
Funcionários da Prefeitura empenham-se na pintura da palha para o esforço comunitário na montagem do tapete deslumbrante que encantará a todos

A Prefeitura de Vera Cruz está em plena preparação para a tradicional celebração de Corpus Christi, que acontecerá nesta quinta-feira 30 de maio. Este evento, celebrado na cidade desde 1937, é marcado pela confecção de belíssimos tapetes artesanais que decoram as ruas, transformando a cidade em um cenário de fé e arte.

Os funcionários da Prefeitura têm desempenhado um papel crucial em todos os anos, especialmente na pintura da palha que será utilizada na confecção dos tapetes em celebração ao Corpus Christi. O empenho e a dedicação desses trabalhadores são fundamentais para garantir que os tapetes estejam prontos para a procissão do Santíssimo Sacramento. Utilizando materiais como serragem colorida, pó de xadrez, cal e areia, eles criam desenhos intricados e coloridos que encantam todos os presentes.

A montagem dos tapetes começa cedo, por volta das 6h00, para que estejam prontos para visitação até as 11h00. Este trabalho é um verdadeiro esforço comunitário, envolvendo não só os funcionários da Prefeitura, mas também as pastorais, grupos paroquiais, a Comunidade São José, comércio local e moradores da cidade.

Às 15h00, a Santa Missa será celebrada no Santuário Sagrado Coração de Jesus e transmitida ao vivo pelas redes sociais. Logo após a missa, a procissão passará pelos seis quarteirões decorados, levando o Santíssimo Sacramento pelas ruas adornadas com os tapetes artesanais. A celebração será encerrada com a Bênção do Santíssimo em frente ao Santuário.

Tradição e Fé em Vera Cruz

A festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, celebra o mistério da Eucaristia, relembrando a instituição deste sacramento por Jesus Cristo na Quinta-Feira Santa. Em Vera Cruz, a tradição de enfeitar as ruas começou em 1937 e evoluiu ao longo dos anos, com a confecção de tapetes artesanais se consolidando a partir da década de 1960.

Envolvimento e Dedicação da Comunidade

A preparação para Corpus Christi envolve toda a comunidade de Vera Cruz, demonstrando um espírito de cooperação e fé. Desde a coleta de materiais ao longo do ano, como tampinhas de garrafas e borras de café, até o cultivo de plantas para os enfeites, cada detalhe é cuidadosamente planejado e executado.

Convite para a Celebração

A Prefeitura de Vera Cruz convida todos os moradores e visitantes a participarem desta celebração especial. Venham prestigiar a missa, a procissão e apreciar os tapetes artesanais, resultado do esforço conjunto de nossa comunidade. Esta é uma oportunidade única para vivenciar a fé, a arte e a união que caracterizam nossa cidade.