16 ABR 2024
Prefeitura de Vera Cruz intensifica combate ao mosquito da dengue iniciando pela região central da cidade
Ação de nebulização visa eliminar criadouros e reduzir proliferação do Aedes Aegypti

A Prefeitura de Vera Cruz está empenhada em conter a propagação do mosquito transmissor da dengue na cidade. Através da Vigilância Sanitária, as autoridades estão intensificando as medidas de combate, iniciando a nebulização hoje (16), pela antiga cooperativa, com expansão em direção ao centro da cidade

Com a aplicação diária de larvicidas e a realização de nebulizações, a iniciativa tem como objetivo eliminar os criadouros do Aedes Aegypti, cuja reprodução ocorre em água parada. "O inseticida age no mosquito adulto, porém, não elimina os focos de proliferação. Por isso, é crucial que a população colabore, recebendo nossos agentes e mantendo as residências abertas durante esse período de ação", ressaltou Vitor Machado, Coordenador da Vigilância Epidemiológica.

A conjunção de umidade e calor é propícia para a multiplicação do mosquito Aedes Aegypti. Entretanto, apesar das condições favoráveis, a Vigilância Sanitária registrou uma diminuição nos casos de dengue em Vera Cruz neste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O trabalho conjunto entre a Prefeitura de Vera Cruz e a comunidade é fundamental para manter a proliferação do mosquito sob controle e garantir a saúde pública.