22 MAR 2024
Antecipação da Campanha de Vacinação Contra Influenza em Vera Cruz: Início em 25 de Março
Iniciativa da Prefeitura de Vera Cruz através da Diretoria de Saúde visa proteger antecipadamente os cidadãos Vera-Cruzenses contra vírus respiratórios
Em um compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos, a Prefeitura de Vera Cruz através da Diretoria de Saúde anuncia a antecipação da Campanha de Vacinação Contra Influenza. A Campanha terá início no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Compreendendo a importância de proteger a população contra os vírus respiratórios em circulação, a decisão foi tomada em consonância com as diretrizes de saúde pública.

"Esta antecipação reflete nosso compromisso em garantir a máxima proteção à saúde de nossos cidadãos", afirma Adriana Ramires, Diretora de Saúde de Vera Cruz. "Ao começarmos a campanha mais cedo este ano, estamos proativamente fortalecendo nossa defesa coletiva contra a influenza e suas possíveis complicações."

O dia D da campanha, agendado para 13 de abril, será um marco significativo, com as unidades de saúde abrindo suas portas aos sábados, dedicando-se exclusivamente à vacinação contra a gripe.

Quem pode se Vacinar?

A campanha é aberta a diversos grupos, visando proteger os mais vulneráveis e aqueles que desempenham funções essenciais na sociedade. Confira quem pode se vacinar:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básicos e superiores;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros.

A vacinação é uma medida fundamental para a proteção individual e coletiva, contribuindo para a redução do impacto da influenza na saúde pública.

Importância da Vacinação:

É importante ressaltar que a vacinação contra a influenza é segura e eficaz. Além de proteger contra formas graves da doença, também auxilia na redução da transmissão do vírus, protegendo não apenas quem recebe a vacina, mas toda a comunidade.

Por isso, é fundamental que todos os grupos elegíveis participem da campanha e recebam a vacina, contribuindo para a construção de uma comunidade mais saudável e protegida contra as doenças respiratórias.

Como se Vacinar:

Para se vacinar, basta dirigir-se a um posto de saúde mais próximo, portando documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação. A participação de todos é essencial para o sucesso da campanha e para a proteção de toda a comunidade contra a influenza.

Proteja-se, proteja sua família e sua comunidade. Vacine-se contra a influenza!