24 JAN 2024
Prefeitura de Vera Cruz Faz Balanço e Reforça Frente de Trabalho de Combate à Dengue
Altas temperaturas e chuvas preocupam autoridades de saúde; município reforça ações preventivas e pede colaboração da população.
O início de 2024 traz consigo não apenas o calor característico do verão, mas também uma crescente preocupação para as autoridades de saúde em Vera Cruz. O clima quente, combinado com as chuvas frequentes, configura um cenário propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. Esta ameaça torna-se ainda mais alarmante diante do grande número de cidades pelo país já enfrentando uma epidemia da doença.

Até o momento, foram notificados 19 casos, dos quais 11 são suspeitos, 7 foram descartados e 1 confirmado. A Diretora de Saúde, Adriana Ramires Silva, emitiu um alerta à população, solicitando colaboração para permitir a entrada dos agentes de saúde nos domicílios. Além disso, ela enfatiza a importância da participação ativa dos munícipes na eliminação de criadouros, adotando comportamentos preventivos, como fechar as caixas d'água, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, não deixar água parada e manter quintais e calhas limpos.

A equipe do setor de Vigilância Sanitária, em conjunto com os Agentes de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, será responsável pela execução do "bloqueio", que consiste em uma minuciosa vistoria nas áreas em que os pacientes residem. O objetivo é verificar a presença de focos do mosquito transmissor e identificar possíveis casos suspeitos de dengue. A Diretora de Saúde Adriana Ramires reforça a importância desse processo: "Todo caso suspeito será notificado e acompanhado para evitar que surjam mais casos, afastando o risco de contaminação dos mosquitos e a retransmissão da dengue no bairro.”

A ação proativa da Administração Municipal destaca-se como um esforço conjunto para prevenir a propagação da doença, protegendo a saúde da comunidade em meio ao atual cenário desafiador. A colaboração da população é fundamental nesse combate, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos. A Gestão reitera seu compromisso em adotar medidas eficazes, buscando conter a disseminação da dengue e assegurando o bem-estar da população vera-cruzense.