19 MAR 2024
Vera Cruz Alcança Excelência no Índice FIRJAN de Gestão Fiscal
Administração Municipal Obtém Conceito de "Gestão de Excelência" após Sete Anos

A Administração Municipal de Vera Cruz está em festa, celebrando uma conquista notável que marca sua ascensão no prestigiado Índice FIRJAN de Gestão Fiscal. Após uma série de esforços concentrados, o governo local alcançou o conceito de "Gestão de Excelência", um feito que não era obtido desde 2014. Esta conquista reflete um compromisso contínuo com o bem-estar da comunidade e um trabalho diligente e estratégico por parte das autoridades municipais.

O Índice FIRJAN é reconhecido como uma referência na avaliação do desempenho fiscal dos municípios brasileiros, levando em consideração diversos aspectos cruciais da gestão financeira. Em Vera Cruz, destacam-se as notáveis melhorias registradas em áreas-chave, demonstrando um controle eficaz dos recursos públicos e um direcionamento cuidadoso dos investimentos.

Na categoria de Gasto com Pessoal, por exemplo, que avalia a proporção dos recursos destinados ao pagamento de funcionários em relação à Receita Corrente Líquida, Vera Cruz alcançou a pontuação máxima de (1.0). Isso não apenas reflete a responsabilidade fiscal, mas também uma gestão equilibrada dos custos operacionais da cidade.

Outro indicador crucial, a Liquidez, que revela se os pagamentos de despesas estão sendo postergados sem cobertura de caixa adequada para o exercício seguinte, também obteve a pontuação máxima de (1.0) em Vera Cruz, evidenciando uma gestão financeira sólida e responsável.

Além disso, o comprometimento com investimentos foi avaliado positivamente, com Vera Cruz registrando um aumento significativo em comparação com dados de 2019, alcançando uma pontuação de 0.3826. Isso indica um claro direcionamento dos recursos para iniciativas que impulsionam o desenvolvimento local.

Em todos esses campos, Vera Cruz alcançou suas melhores notas desde 2019. A cidade teve a melhor nota em Autonomia, saltando de 0.5346 para a nota máxima (1.0), enquanto em Gastos com Pessoal, a classificação subiu de 0.7164 em 2019 para a nota máxima (1.0). Os Investimentos também viram um aumento significativo, saindo de 0.2907 em 2019 para 0.3826 em 2022, mesmo durante a maior crise sanitária da história.

O Prefeito Davoli, em declarações entusiasmadas, atribui esse sucesso a um rigoroso "choque de gestão" implementado desde 2021, destacando o cuidado meticuloso com as finanças públicas e os investimentos estratégicos que impactam positivamente a vida dos cidadãos.

"É gratificante liderar uma administração que coloca Vera Cruz no patamar de excelência no Índice FIRJAN", afirmou o Prefeito. "Este é um resultado histórico, fruto do trabalho árduo de muitas pessoas. Estamos comprometidos em continuar esse caminho de desenvolvimento, mesmo diante de desafios como a pandemia em 2020. Nossa prioridade é garantir um fluxo de caixa saudável, mantendo os compromissos fiscais e investindo no bem-estar de nossa comunidade."

Essa conquista destaca não apenas a eficiência da gestão municipal, mas também reforça o compromisso de Vera Cruz com a transparência e responsabilidade na administração dos recursos públicos. É um testemunho do potencial transformador de uma gestão comprometida com o progresso e a qualidade de vida de seus cidadãos.

Fonte: https://firjan.com.br/firjan/