26 FEV 2024
Farmácia Municipal "Aparecida Cersulina Oliveira Cassula" atende aproximadamente 7.198 pacientes desde janeiro de 2024
Farmácia Municipal "Aparecida Cersulina Oliveira Cassula"
Dispensa de medicamentos e produtos chega a 416 mil unidades, entre comprimidos, cápsulas e frascos de medicamentos do início do ano até momento

Atendimento Humanizado e Responsável na Farmácia Municipal de Vera Cruz

Desde o início de 2024, a Farmácia Municipal "Aparecida Cersulina Oliveira Cassula" tem sido um ponto de apoio essencial para a comunidade de Vera Cruz, atendendo cerca de 230 pacientes diariamente. Sob a direção da Responsável Técnica Adrianne Cordeiro, com uma década de dedicação ao serviço, a equipe tem desempenhado um papel crucial, oferecendo um atendimento humanizado e responsável a todos os que procuram seus serviços.

Adrianne Cordeiro destaca o compromisso e a paixão com que ela e sua equipe lidam diariamente com a demanda. "Trabalhamos aqui com dedicação e amor ao próximo", afirma. "Atendemos aproximadamente 230 pessoas por dia, tentando resolver os problemas dos pacientes da melhor forma possível. Eu, junto com as atendentes Juliana Sotelo e Ana Carolina e outra farmacêutica Isabelly Polachini, nos esforçamos para entregar o melhor serviço, cientes de que todos que nos procuram estão em necessidade de medicação. Temos na Farmácia cerca de 300 tipos de medicametos os psicotrópicos, como ansiolíticos, são os mais solicitados em nossa farmácia municipal", acrescenta.

Os pacientes, por sua vez, reconhecem e valorizam o atendimento personalizado que recebem na Farmácia Municipal. Marta Regina Rodrigues, moradora de Vera Cruz, compartilha sua experiência: "Quando chego aqui, sou muito bem instruída sobre os medicamentos que estou solicitando. Mesmo quando não há um medicamento disponível, como um manipulado, aguardo sua chegada e logo recebo um retorno. Nasci aqui em Vera Cruz, fui para a cidade grande, onde falta tudo. A cidade pequena proporciona esse conforto, essa atenção direta, algo que não temos na cidade grande, nem remédios, nem mesmo exames. Eu não teria condições de comprar esses medicamentos, então valorizo muito esse sistema municipal. Comparado a outras cidades, Vera Cruz está anos luz à frente", enfatiza.

É importante ressaltar que a Farmácia Municipal de Vera Cruz se distingue da Farmácia Popular, um programa do Governo Federal que complementa a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde. Em  Vera Cruz a Farmácia Popular fica em frente ao Banco Bradesco. Além disso, medicamentos considerados de alto custo integram o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes que preenchem critérios específicos de doenças, conforme protocolos clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Em Vera Cruz, esses processos administrativos preenchidos pelo próprio médico do paciente e podendo a própria Farmácia Municipal ou a Rede Saúde promover o andamento e enviados a DRS (Departamentos Regionais de Saúde).

Com um histórico impressionante de atendimento e uma abordagem centrada no paciente, a Farmácia Municipal "Aparecida Cersulina Oliveira Cassula" continua a ser uma âncora vital no sistema de saúde da cidade, garantindo que nenhum residente fique desassistido quando se trata de cuidados farmacêuticos. A dispensa de medicamentos e produtos na farmácia atingiu a marca de 416 mil unidades, entre comprimidos, cápsulas e frascos de medicamentos, demonstrando o compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar da comunidade.