01 FEV 2024
Prefeitura de Vera Cruz, com Direção de Saúde sob Adriana Ramires, Intensifica Combate ao Tabagismo na Comunidade
Reunião na EMEF "Belinha" marca o início de ações coordenadas no Programa Nacional de Controle do Tabagismo para reduzir a prevalência de fumantes e melhorar a saúde da comunidade.

Na busca pela melhoria da saúde da população de Vera Cruz, a Diretora de Saúde Adriana Ramires convocou uma reunião estratégica na EMEF "Belinha" para discutir medidas eficazes no combate ao tabagismo. O encontro teve como foco principal a implementação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no município, visando a redução da prevalência de fumantes e, consequentemente, a morbimortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco.

Histórico e Contexto do Programa

O PNCT, coordenado pelo Ministério da Saúde e executado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), teve suas bases lançadas na década de 1970, quando profissionais de saúde e sociedades médicas iniciaram movimentos de controle do tabagismo no Brasil. A atuação governamental se consolidou em 1985 com a criação do Grupo Assessor para o Controle do Tabagismo e, no ano seguinte, com o estabelecimento do Programa Nacional de Combate ao Fumo.

Desde então, o Brasil tem desenvolvido uma abordagem abrangente para combater o tabagismo, integrando ações educativas, campanhas de comunicação, tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) e promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco.

Objetivos e Estratégias do PNCT em Vera Cruz

O PNCT, guiado pelo princípio da promoção da saúde, busca reduzir a prevalência de fumantes e, consequentemente, os impactos na morbimortalidade relacionada ao tabaco. O modelo lógico adotado envolve a implementação de ações educativas, comunicação eficaz, atenção à saúde por meio de avaliação clínica e tratamentos, além do apoio à adoção de medidas legislativas e econômicas.

Tratamento no SUS e Abordagem Integrada

No âmbito do SUS, o tratamento oferecido inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo. Caso necessário, terapias medicamentosas são disponibilizadas, sempre acompanhadas de uma abordagem intensiva para garantir a eficácia do processo de cessação do tabagismo.

Comprometimento da Diretora de Saúde Adriana Ramires e Profissionais Envolvidos

A Diretora de Saúde de Vera Cruz, Adriana Ramires, demonstrou seu compromisso com a saúde da comunidade ao reunir profissionais da área na EMEF "Belinha". A ação reforça a importância do envolvimento de todos na promoção de um ambiente mais saudável e na redução dos índices de tabagismo no município.

Em suma, a reunião sinaliza o início de uma série de ações coordenadas para enfrentar o desafio do tabagismo em Vera Cruz, lideradas pela Diretora Adriana Ramires e alinhadas ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo. A comunidade pode esperar iniciativas abrangentes e integradas que visam transformar positivamente a saúde e qualidade de vida dos cidadãos.