30 JAN 2024
Diretoria de Saúde de Vera Cruz lança Plano de Contingência para combater Arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti
Medidas emergenciais são apresentadas para conter avanço de arboviroses no município
A Diretoria de Saúde do Município de Vera Cruz anunciou hoje (30), em uma reunião estratégica, o lançamento de um Plano de Contingência voltado para o enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti. Em uma iniciativa crucial para a preservação da saúde pública, a Administração Municipal destaca a importância do plano diante da posição estratégica da cidade na Macro Região de Marília.

Com uma localização a apenas 13 km de Marília e 19 km de Garça, Vera Cruz destaca-se como um ponto relevante na circulação viral na região, sendo um polo dormitório para trabalhadores dos maiores centros regionais. O objetivo central da administração é reduzir a morbimortalidade por Dengue, Zika e Chikungunya, enfatizando a necessidade de conter o impacto das epidemias no município.

Monitoramento constante e ação proativa

A Diretoria de Saúde ressalta a importância do monitoramento contínuo dos dados epidemiológicos para identificar precocemente possíveis alterações nos padrões de comportamento das doenças. O controle rigoroso dos vetores, especialmente o Aedes Aegypti, é uma peça-chave para evitar e reduzir o risco de surtos e epidemias no município de Vera Cruz.

Com uma equipe dedicada de agentes comunitários e de endemias, o município está intensificando as visitas às residências, cobrindo os cerca de 4.201 imóveis existentes. A diretora da Saúde, Adriana Ramires, destaca a importância da colaboração da população nesse esforço conjunto.

Apelo à colaboração da população

"Pedimos à população que colabore conosco, verificando seus quintais diariamente. Mesmo em dias sem chuva, locais com água parada, como o suporte atrás da geladeira, representam potenciais focos de proliferação do Aedes Aegypti. Até mesmo lavabos sem uso podem se tornar criadouros. A colaboração de cada cidadão é fundamental para mantermos nosso município seguro e saudável", explicou a diretora Adriana Ramires.

O Plano de Contingência apresentado pela Diretoria de Saúde de Vera Cruz reflete o compromisso da administração municipal em enfrentar de maneira proativa e eficaz as ameaças representadas pelas arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti. Conclamando a população a se unir nesse esforço coletivo, a cidade busca construir uma barreira efetiva contra a propagação dessas doenças, promovendo a saúde e o bem-estar de todos os seus habitantes.

Fique Ligado!

A divulgação de toda a programação voltada ao combate à dengue será feita por meio do site oficial da Prefeitura de Vera Cruz e nas redes sociais. Acompanhe as ações, dicas e orientações para manter nosso município protegido. Juntos, podemos vencer essa batalha pela saúde pública!