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Carta de Serviços
Atualizado em: 12/06/2025 às 13h30
Assistência Social
CRAS
CRAS – Centro de Referência em Assistência Social Endereço: Plácido Ferreira do Rosário, n° 118
Horário de funcionamento: Atendimento de segunda a sexta das 08:00 às 17:00
Telefone: (14) 3492-1727

Serviços oferecidos:
- PAIF (Proteção e atenção integral à família); referenciado pelo CRAS e executado pela rede direta.
- Programa Criança Feliz - referenciado pelo CRAS e executado pela rede direta.
- SCFV (Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo) – Projeto Vida Nova - referenciado pelo CRAS e executado pela rede direta 
- SCFV (Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo) – Para idosos – referenciado pelo CRAS, mas executado pela rede indireta através do CCI (Centro de Convivência do Idoso).
- Orientações sobre benefícios assistenciais.
- Encaminhamento para setores da rede de proteção.
- Oficinas temáticas.
 
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Serviço para:
CIDADÃO
Documentação
Os documentos e requisitos podem variar de acordo com o serviço solicitado pelo usuário. Em geral, solicita-se cópia do RG e do CPF, certidão de nascimento dos filhos, comprovante de residência atualizado e comprovante de renda (se houver).
 
Requisitos
SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF:
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
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SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULO – SCFV:
Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.
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Orientações sobre benefícios assistenciais: Os usuários podem receber orientações para início (entrada) e concessão de benefícios tais como: BPC (Benefício de Prestação Continuada), tarifa social energia, carteira idoso, ID Jovem, orientação e encaminhamento para CAD Único, acompanhamento do programa renda cidadã e Ação Jovem.
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Oficinas temáticas: são encontros que abordam diversos temas, como acesso a direitos, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e promoção da cidadania.
 
Prazo para Atendimento
O atendimento é imediato. O que poderá variar é a concessão do serviço que dependerá do da natureza da demanda do usuário.
 
Prioridades de Atendimento
Respeita-se a ordem cronológica de solicitações.
 
Forma de Acompanhamento
Presencialmente, via telefone, e-mail ou protocolo eletrônico FlowDocs.
Serviço relacionado a secretaria:
Diretoria Municipal de Promoção Social
Diretoria Municipal de Promoção Social
Rosângela Cecília Chaves
ATENDIMENTO:
Atendimento de Segunda a Sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
TELEFONE:
(14) 3492-1629
ENDEREÇO:
Av. Paulista, 1509
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